quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Insulina - o que pode-se dizer sobre a Diabetes




Falando um pouco sobre alguns hormônios relacionados à obesidade, temos a Insulina, um hormônio produzido no interior do pâncreas (figura 1 -
http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/07/01/saude-geriatria/insulina-producao-e-acoes/) e que é responsável por regular a quantidade de glicose presente fora e dentro do organismo. Um diabético, por exemplo, possui deficiência nesse hormônio, sendo que a glicose não consegue penetrar nas células, ficando pela circulação. A Insulina também atinge outras áreas do corpo: influencia no armazenamento de glicose nas células musculares e do fígado, na síntese (formação) de triglicerídeos (gordura) no tecido adiposo, na captura para melhor absorção de aminoácidos, podendo até influenciar no DNA a favor do crescimento celular. Estudos recentes mostram que a insulina pode ser produzida por células da pele reprogramadas, pertencentes à pacientes de Diabetes tipo I. “O feito foi obtido por uma equipe liderada por Douglas Melton, do Instituto de Células-Tronco de Harvard, EUA. O grupo usou as chamadas células iPS, as células-tronco "éticas", cuja produção não demanda a destruição de embriões humanos. Melton e seus colegas extraíram células da pele de dois diabéticos e converteram-nas em células-tronco com a ajuda de três genes. As células resultantes, por sua vez, foram convertidas em células beta, do pâncreas", publica o site http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u617744.shtml. O sistema imunológico dos portadores de Diabetes tipo I, porém, rejeita e destrói essas células beta produtoras de insulina. Ninguém sabe ainda como e nem por quê isso acontece, mas já é um grande passo para se conhecer o porquê da rejeição às células pancreáticas. Outro ponto positivo, apesar da pouca eficiência nessa reprogramação das células iPS, é que essas capturam o genótipo da doença numa célula-tronco. São estudos ainda com longínqua conclusão, mas podem servir de importante ponto de partida para uma possível cura de alguns tipos da Diabetes, uma doença que pode ser causada ou causar a obesidade; estudos que serão publicados mais pra frente. Lembrando, que fatores genéticos transcricionais, bem como fatores ambientais relacionados ao estilo de vida das pessoas (obesidade, sedentarismo e infecções), provocam distúrbios na síntese deste hormônio, comprometendo o organismo e desregulando a taxa de glicose no sangue.

(célula da pele que, se reprogramada, pode virar uma célula-tronco)http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u617744.shtml.