quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Alimentação Saudável

Uma reeducação alimentar para uma alimentação saudável é a primeiro passo para o tratamento contra a obesidade. São necessárias seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. As quantidades de alimentos devem levar em consideração o sexo, a idade, altura e níveis de atividade física da pessoa. A recomendação diária é de 10 a 15% de Proteínas, 50 a 60% de Carboidratos e 20 a 30% de Lipídeos. Em média o consumo diário de Kcal para determinados grupos são: 1600 kcal - mulheres sedentárias e idosas; 2200 Kcal - crianças, adolescentes do sexo feminino, mulheres com atividade física moderada e homens sedentários; 2800 Kcal – homens com atividade intensa e adolescentes do sexo masculino.



Depois de muito estudo de como orientar a população em relação a uma alimentação saudável, foi criado a pirâmide alimentar. Nela têm-se a relação entre qualidade do alimento e a quantidade adequada para os mesmos obtendo uma alimentação mais rica em nutrientes saudáveis. Ela representa os grupos de alimentos, respeitando os hábitos alimentares de cada população. Com isso houveuma melhora na qualidade de vida da população.



http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a06.pdf

Exercício Físico

Sabe-se que a perda de peso ideal é a máxima perda de gordura corporal e a mínima perda de massa muscular ou magra. O exercício físico pode levar a esse quadro sendo muito saudável para o organismo. Os benefícios que o exercício físico pode levar no quadro contra a obesidade, não importando sua intensidade, são diversos. Além da perda de peso ele ajuda nas doenças relacionadas a ela. Para que o tratamento com esse meio ocorra, o gasto energético diário tem que ser maior que o valor energético total. Esse Gasto Energético (GET) depende da Taxa Metabólica de Repouso (TMR) - custo energético necessário para que o organismo funcione quando está em repouso (60 a 80% do GET); Efeito térmico da Atividade Física e Efeito Térmico da Comida (ETC)- deve-se principalmente aos processos de digestão, absorção e assimilação dos nutrientes . O exercício físico eleva a TMR após a sua realização pelo aumento da oxidação de substratos, níveis de catecolaminas e síntese protéica. Isso faz com que há melhoras no quadro de redução de peso em longo prazo. A atividade física é o efeito mais variável do gasto energético total, onde a maioria das pessoas consegue gerar taxas metabólicas 10 vezes maiores que os seus valores em repouso. A inclusão de exercício resistido (musculação) aumenta a massa, força e potência muscular assim protegendo a musculatura que tende a diminuir por causa da dieta maximizando a redução de gordura corporal. A recomendação mínima de exercício é de 150min/semana. Esse tempo não causa muito efeito quando se quer perder peso, mas ajuda contra várias doenças (cardiovascular e outras doenças crônicas). O programa de exercício recomendado para obesos é primeiramente 150min/semana com intensidade moderada e gradativamente vai aumentado para 200min/semana chegando a até 300min/semana com a mesma intensidade.

Fármacos

Em determinados casos há a necessidade de um tratamento medicamentoso que só deve ser consumido se receitado por especialistas. Esse medicamento deve vir acompanhado de exercício físico e de uma dieta saudável, pois, seu objetivo é surtir efeito no tecido adiposo. São eles os Termogênicos: substâncias que incrementam na queima calórica, inibidores da absorção intestinal: atuam inibindo a lípase pancreática e provocando uma redução na absorção de gordura, Serotoninérgico: aumenta a sensação de saciedade por um longo tempo, Catecolaminérgica: assim como o serotoninérgico atua sobre o SNC modificando o apetite ou a conduta alimentar e Sibutramina: serotoninérgico mais cotecolaminérgico.
Xenical:
é um inibidor da absorção intestinal agindo diretamente nas enzimas que digerem a gordura (lípases pancreáticas) assim bloqueando a absorção de +/- 30% da gordura. Como essa gordura não é digerida ela é absorvida pelo intestino e eliminada pelas fezes. Apesar de não agir sobre os carboidratos, ele age na gordura que esses formam ao longo de sua degradação. Com a eliminação de gordura pelas fezes, elas saem oleosas causando desconforto. Como as pessoas não querem obter esse desconforto, acabam se controlando para não ingerir muita gordura. Por não mexer com o Sistema Nervoso não causa dependência. Como uma parte da gordura é eliminada nas fezes, a absorção das vitaminas A, D, E e K é prejudicada pois essas só são solúveis em gorduras ( lipossolúveis ), precisando assim de uma suplementação