sábado, 28 de novembro de 2009

Obesidade na infância e adolescência e suas consequências



Nos últimos 20 anos no Brasil aumento em 240% o numero de crianças e adolescentes obesos. Segundo uma pesquisa realizada pela Força Tarefa Latino-Americana de Obesidade, entidade que reúne as principais sociedades de combate ao excesso de peso na região, são 70 milhões de pessoas acima do peso.
Esse índice aumentado de obesos ou indivíduos com sobre peso acarreta em um aumento de despesas publicas com o tratamento d doenças decorrentes desse acumulo de gordura como AVC, ateroscleroses entre outras doenças. Sendo este gasto calculado em aproximadamente 1,5 milhões de reais que são tirados dos cofres públicos para o tratamento dos casos anteriormente descritos.

Consequências da obesidade infanto-juvenil:
A mais séria consequência ao excesso de peso na infância e adolescência é a progressiva incidência de obesidade na vida adulta. Estatísticas demonstram que crianças e adolescentes obesos serão candidatos à obesidade na vida adulta em proporção superior a 50%, isto é, cerca de metade dos obesos infanto-juvenis terão que lutar contra o excesso de peso durante a vida adulta.
Além disso, as crianças e adolescentes que ultrapassam a barreira de um Índice de Massa Corporal superior a 95% são considerados como candidatos às mesmas comorbidades que os adultos - alterações nas articulações (principalmente joelho e coluna), pedras na vesícula, alterações nas gorduras do sangue (colesterol elevado, HDL-colesterol (colesterol bom)) baixo e propensão para doenças coronarianas em idade relativamente jovem (30 - 40 anos).

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/nutricao-homo-obesus/sem-categoria/obesidade-na-crianca-e-no-adolescente/

3 comentários:

  1. é muito complicado a obesidade...
    tenhoo muita dó da scrianças porqe isso é culpa dos pais qe não dão limites!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho dó dessas crianças .. pq a maioria da culpa são dos pais que não dão limite a criança e ela chega até esse ponto ..

    ResponderExcluir
  3. tenho dó destas crianças . porque os pais tem toda a culpa de não colocar limite na alimentação. Aprenda a escrever seus nubes.

    ResponderExcluir

=)