sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Obesidade:mal do século XXI

Obesidade foi considerada pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia mundial. Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), a obesidade na faixa etária de crianças e adolescentes cresceu sem precedentes nos últimos anos, sendo mais frequente que a desnutrição.

Obesidade é uma doença crônica, ou seja, se adquire ao longo da vida, e esta relacionada a influencias internas como genética, pessoais como problemas psicológicos, depressão, comportamentos ou mesmo a fatores externos como clima e ambiente onde o individuo vive e a sociedade onde esta inserido. A obesidade é estabelecida no organismo pelo acumulo de gordura através do tecido adiposo do individuo, que por sua vez está diretamente ligado ao aumento da ingestão de alimentos com um gasto energético menor, assim o organismo armazena energia em forma de gordura, aumentando assim a massa de tecido adiposo.

A partir do cálculo do IMC(Índice de Massa Corporal), pode-se considerar, com base no resultado pessoal comparado com uma tabela padrão, se a pessoa é ou não obeso e qual é o seu tipo ou nível de obesidade. Uma pessoa considerada obesa deve ter no mínimo 20% a mais do que o recomendado para sua altura. O calculo do IMC é feito pela seguinte formula:

IMC = Peso (kg) / Altura2 (m2)

A obesidade como doençao crônica pode ser prevenida pela ingestão de uma dieta adequada desde a infância, junto com o hábito de praticar regularmente atividades físicas que deve ser cultivado desde quando o individuo é jovem e manter também a estrutura familiar e pessoal para evitar alterações no organismo.

4 comentários:

  1. IMC é um parâmetro relativo, já que o sujeito pode ter muita massa magra e não ser necessariamente obeso.

    ResponderExcluir
  2. sim. Mais importante que o IMC é o percentual de gordura, principalmente abdominal. Gordura essa que é a mais perigosa por aumentar as chances de doenças cardíacas e também favorecer a ocorrência dessas patologias por fatores de hereditariedade.

    ResponderExcluir
  3. Não à toa que é das doenças que mais mata no Brasil... Minha família é um paraíso para qualquer cardiologista! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. dieta equilibrada + exercícios físicos = saúde. Não tem mistério. Difícil é quando sua árvore genealógica não ajuda... E obesidade não é opção!

    ResponderExcluir

=)