quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Alimentação Saudável

Uma reeducação alimentar para uma alimentação saudável é a primeiro passo para o tratamento contra a obesidade. São necessárias seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. As quantidades de alimentos devem levar em consideração o sexo, a idade, altura e níveis de atividade física da pessoa. A recomendação diária é de 10 a 15% de Proteínas, 50 a 60% de Carboidratos e 20 a 30% de Lipídeos. Em média o consumo diário de Kcal para determinados grupos são: 1600 kcal - mulheres sedentárias e idosas; 2200 Kcal - crianças, adolescentes do sexo feminino, mulheres com atividade física moderada e homens sedentários; 2800 Kcal – homens com atividade intensa e adolescentes do sexo masculino.



Depois de muito estudo de como orientar a população em relação a uma alimentação saudável, foi criado a pirâmide alimentar. Nela têm-se a relação entre qualidade do alimento e a quantidade adequada para os mesmos obtendo uma alimentação mais rica em nutrientes saudáveis. Ela representa os grupos de alimentos, respeitando os hábitos alimentares de cada população. Com isso houveuma melhora na qualidade de vida da população.



http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a06.pdf

Um comentário:

  1. Esta pirâmide alimentar não tem nada a haver com a alimentação humana primitiva/tradicional. E não resultou de nenhum estudo, mas somente da pressão de lóbies económicos, como o dos cereais e lacticínios. Basta dizer que a sua autoria é do Dept. de Agricultura dos EUA. Não era natural que a enchessem de cereais "saudáveis"? Infelizmente, estes alimentos só ajudam ainda mais à hiperinsulinémia da população, contribuindo com isso para que engordem, para a diabetes, doenças cardiovasculares, doenças auto-imunes, etc. Esta pirâmide não tem nada de saudável, muito pelo contrário!

    ResponderExcluir

=)