sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Local mais propício para o acúmulo de gordura e alguns hormônios relacionados a obesidade


A atual abundância de comida tem estimulado muitas pessoas a comer mais do que necessitam, isso, em combinação com a redução nos níveis de atividades físicas, observada nas sociedades industrializadas, resultou em uma tendência para a deposição continuada de gordura. Pesquisas mostram que a obesidade em crianças triplicou nas últimas décadas e que há no mundo mais indivíduos obesos do que subnutridos . A Obesidade caracteriza-se por um acúmulo de excesso de gordura corporal, ela resulta de uma ingestão de energia que supera o gasto energético.

O depósito de gordura pode ser analisado bioquímicamente. As células adiposas abdominais são muito maiores e apresentam uma taxa de renovação de gordura mais alta que as células adiposas da região do quadril. Os adipócitos abdominais também respondem mais a hormônios do que células adiposas das pernas e nádegas. Substâncias liberadas a partir da gordura abdominal são absorvidas pela veia porta tendo assim acesso direto ao fígado.





POR FALAR EM HORMÔNIOS: alguns hormônios influenciam a obesidade. Um exemplo disso é a regulação do apetite, que é influenciado por sinais (aferentes) que chegam ao hipotálamo determinando a liberação de peptídeos hipotalâmicos e ativando sinais neurais como resposta (eferentes).
Hormônios do tecido adiposo
O tecido adiposo não serve apenas para armazenar gordura. Esta é a sua principal função, mas tal tecido funciona também como uma célula endócrina, que libera muitas moléculas regulatórias, tais como leptina, adiponectina e resistina.


Leptina




A Leptina é produzida proporcionalmente à massa do adipócito informando ao encéfalo sobre o nível dos depósitos de gordura. Ela é secretada pelos adipócitos e atua no hipotálamo, regulando a quantidade de gordura corporal por meio do controle do apetite e gasto de energia. A leptina é mais secretada quando a pessoa se alimenta e menos secretada quando em estado de jejum. O efeito da leptina em humanos é a diminuição do apetite e aumento da taxa metabólica. Ela pode aumentar a atividade do FSH e do LH.

Adiponectina

Resistina

Outros hormônios que influenciam a obesidade

Grelina - “é um peptídeo secretado principalmente pelo estômago. É o único hormônio estimulador do apetite conhecido. A injeção de grelina aumenta, a curto prazo, a ingestão de alimento em roedores e pode diminuir o gasto energético e o catabolismo de gorduras. Peptídeos liberados do intestino após a ingestão de uma refeição, como a colecistocinina, podem atuar como sinais de saciedade no encéfalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

=)