segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Doenças relacionas à obesidade


O termo obesidade tem sido cada vez mais utilizado para se referir ao excesso de peso. Porém a obesidade é uma doença em que há um aumento excessivo do acúmulo de gordura levando o indivíduo a sérios problemas de saúde ou a morte. Embora seja uma doença individual, a discussão sobre obesidade já vem se tornando ampla dentro da saúde pública.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 115 milhões de pessoas sofrem com doenças relacionas obesidade nos países desenvolvidos. Denomina-se síndrome metabólica o conjunto de três ou mais doenças associadas à obesidade. O tratamento da síndrome metabólica é feito a partir da eliminação de peso, práticas de atividade física e, em alguns casos, com o uso de medicamentos.
As doenças mais conhecidas que são relacionadas com a obesidade são a diabetes mellitus(tipo 2), hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, problemas respiratórios e morte prematura.
O indivíduo obeso tem uma probabilidade de desenvolver a diabetes três vezes maior que um indivíduo com peso normal. O aumento de açúcar no sangue promove, com o tempo, uma resistência das células a insulina, diminuindo a absorção da glicose. Estudos comprovam que o aumento da glicemia está diretamente relacionado com o aumento do IMC e a resistência a insulina.
A relação entre hipertensão e obesidade vem sendo estudada há muito tempo. Calcula-se que para cada kg ganho de peso a pressão arterial sistólica se eleva 1 mmHg. A hipertensão deve ser cuidada o mais rápido possível, pois a sobrecarga exigida do coração pode levar a morte, muitas vezes pelo infarto do miocárdio. Uma conseqüência grave que pode vir a ocorrer é o acidente vascular cerebral, em que na maioria dos casos deixa graves lesões irreparáveis no indivíduo.
Devido aos diversos riscos à saúde causados pela obesidade, cada vez mais, se observa à morte prematura de pessoas com excesso de peso. O sedentarismo é aliado ao desenvolvimento de doenças crônicas que levam a um estilo de vida mais lento. A falta de atividade física é um dos fatores que contribuem para o agravo destas doenças e, seguindo este caminho, a morte prematura.

Um comentário:

  1. A obesidade é uma questão que vem sendo discutida com bastante frequência nos dias atuais, na minha opinião principalmente por esse fato de levar a inúmeras doenças. Por tal motivo, acho muito importante que esse tema tenha cada vez uma maior discussão, sendo levado com bastante cuidado para poder ajudar pessoas que sofrem com oebsidade, e assim venham a conseguir diminuir seu peso, e consequentemente diminuir as chances de todas essas doenças. Muito interessante o texto!

    ResponderExcluir

=)