quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Antipsicóticos e Obesidade- Notícia do Correio Brasiliense

Ultimamente temos visto variadas notícias e informações que envolvem o tema obesidade na TV, no rádio, em propagandas e jornais. Tal assunto tem preocupado pessoas do mundo todo, pois o número de obesos tem aumentado em grande proporção crescendo, concomitantemente, o número de doenças relacionadas.
No correio Brasiliense de ontem (28 de outubro de 2009) Saiu uma reportagem sobre “Os riscos dos antipsicóticos em jovens” com o seguinte comentário: “Pesquisa revela que remédios para distúrbios mentais podem provocar alterações metabólicas severas, como ganho de peso e aumento do colesterol, em crianças e adolescentes”. Aqui estão algumas informações sobre esta reportagem que considerei relevante para o blog Bioquímica da Obesidade:
O antipsicóticos, que são usados para o tratamento de distúrbios mentais, podem causar doenças graves em crianças e adolescentes. Um estudo veiculado ontem pelo “Jornal of the American Medical Association” constatou que, assim como ocorre com adultos, os pacientes jovens medicados com essas drogas ganham rapidamente peso e massa gorda, além de sofrer uma série de alterações metabólicas, como aumento do colesterol e diminuição da insulina.
A pesquisa foi liderada pelo psiquiatra Christoph U. Correl, do Zucker Hillside Hospital, em Nova York. Ele acompanhou 505 pacientes de 4 a 19 anos (que tomavam antipsicóticos a menos de uma semana) do ano 2001 a 2007, analisando assim os efeitos dessas drogas.
O ganho inapropriado de peso, obesidade, hipertensão e anomalias na glicose e nos lipídeos são problemática no período de crescimento, porque predeterminam a OBESIDADE na idade adulta, além da SÍNDROME METABÓLICA e outros problemas como morbidades cardiovasculares.

A reportagem diz: “Além do peso, o estudo verificou, depois de 12 semanas de ingestão dos medicamentos, as diferenças nas taxas metabólicas e comparou os dados com os de um grupo de crianças e adolescentes que não tomaram os remédios”
As tabelas abaixo constam também no jornal (com algumas modificações):

Obs: Depois de 12 semanas:
*o ganho de peso nos jovens que tomaram Olanzapina foi o mais alto. Eles ficaram 8,54Kg mais gordos, enquanto os que não recebberam tratamento tiveram um aumento de 0,19Kg.
Tais substâncias também proporcionaram um aumento da circunferência abdominal é utilizado para se analisar a predisposição que uma pessoa tem a várias doenças, como a hipertensão.
*droga que causa maiores danos a saúde: Olanzapina
droga que causa menores danos a saúde: Aripiprazol


O gráfico abaixo mostra a variação da glicose, insulina, colesterol total e triglicerídeos em Mg/dL:

Analisando tais resultados, o diretor clínico do Seattle Children’s Hospital, Christopher Varley diz ser necessária uma dieta ou mesmo medicamento para diminuir a tendência de ganho de peso. Alguns médicos alertam para a impotância do exercícios físico para ajudar a reverter os efeitos do aumento de peso e gordura localizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

=)