quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cirurgia Bariátrica



Cirurgia Bariátrica é uma cirurgia feita em obesos mórbidos com IMC maior ou igual a 40 quando nenhum outro tratamento deu certo. Existem três tipos: as dissabsortivas - têm o objetivo principal de diminuir a área de absorção dos alimentos; as restritivas - têm o objetivo de dificultar a entrada do alimento e a mista.
- Bypass Gástrico: é a técnica mais utilizada. Nela o estômago do paciente é reduzido para 20 ml assim impedindo-o de comer rápido e consequentemente ingerindo menos alimento. O intestino delgado também é modificado. A sua primeira parte, duodeno e jejuno proximal, é retirado, pois é ai que o alimento tem sua maior absorção. Com o caminho diminuído, o alimento logo chega ao íleo terminal que produzirá um hormônio que será levado pelo sangue até o cérebro (hipotálamo) dando a sensação de saciedade. Dessa forma o alimento não será a principal forma de prazer, pois o paciente não sentirá fome reduzindo a quantidade de alimento ingerido. O paciente perde cerca de 40 a 45% de peso e não tem muitos efeitos colaterais como diarréia e vômitos. Apesar de não apresentar esses efeitos colaterais, pode haver problemas como a anemia e a osteoporose e para reverter essa situação tem-se que ingerir vitaminas, ferro e minerais. Geralmente há uma melhora e até cura na diabete tipo 2 através do aumento na produção de insulina.
- Banda Gástrica Ajustável: é colocada uma cinta inflável ajustável em volta do estômago promovendo um estreitamento que dificulta a passagem do alimento. O paciente terá a sensação de saciedade pela sensação de estar “cheio”. Essa é uma técnica que precisa de bastante cuidado, pois nela o paciente não deixará de ter fome, os nutrientes continuam a ser absorvidos e não chega à parte do íleo terminal onde é produzido a hormônio da saciedade. Assim o paciente começa a se alimentar de alimentos fáceis de serem ingeridos como os carboidratos. Há cerca de 20% de perda de peso. Os efeitos colaterais apresentados são freqüentes vômitos, e esofagite de refluxo causado pelo refluxo de ácidos do estômago para o esôfago.
- Scopinaro e Duodenal Switch: são técnicas de dissabsoção. O objetivo é que o alimento passe por apenas 30% do tubo digestório. Nesse caminho há uma dificuldade de absorção de carboidratos e gorduras. As proteínas, como precisam passar apenas em 4m do intestino para ser absorvido, não são prejudicadas. Quando o paciente consome gordura, ele terá diarréia com fortes odores. O paciente perde cerca de 50% do peso. Os efeitos colaterais dessas técnicas são cirrose hepática e desnutrição.

http://www.francoerizzi.com.br/cirurgia_bariatrica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

=)