quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Falência das células beta


Pessoas que desenvolvem a diabetes tipo 2 tem um quadro muito singular e pode ser descrito em algumas etapas. Este tipo de diabetes é desenvolvido geralmente em pessoas obesas e tem ampla relação com uma má alimentação.

No inicio a pessoa que possui uma ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, tem um pico de glicemia e insulina relativamente alta. Com a contínua alta de glicemia, as células betas do pâncreas (ilhotas pancreáticas) têm sua demanda de atividade muito exigida para poder produzir insulina suficiente. O cérebro e o sistema nervoso parassimpático são também exigidos para compensarem a alta atividade pancreática. Pessoas com esse quadro permanente, desenvolvem a resistência à insulina, pois as células pancreáticas vão a falência por apoptose.

A alta taxa glicêmica e resistência à insulina são evidentes provas de uma possível diabetes do tipo 2. Pessoas que são diagnosticadas com esta doença têm de ter uma reeducação alimentar para controlar a quantidade de glicose livre no sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

=)