sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Histologia do Tecido Adiposo

Tecido adiposo é uma variedade do tecido conjuntivo, onde suas células específicas tem a capacidade de armazenar energia em forma de gordura no seu citoplasma. Essas células são denominadas adipócitos e podem ser encontradas isoladamente ou em aglomerados,formando assim o tecido, sem limite físico, com adaptação rápida. São presentes no tecido adiposo não somente os adipócitos, mas também macrófagos, fibroblastos e pré-adipócitos.
Sua principal função é,assim como dito anteriormente, o armazenamento de gordura com a finalidade de reserva energética, além de também de ter funcionalidade como isolante térmico e ainda ser uma camada protetora dos órgãos internos contra choques mecânicos, uma vez que está presente na derme formando a hipoderme.
Outra característica do tecido adiposo com pouca ênfase popular, é que este tecido também tem a capacidade de produzir hormônios como a leptina, que quando presente em excesso envia "mensagens" ao cérebro para que reduza o apetite do indivíduo. A obesidade pode estar relacionada ao não reconhecimento dos estímulos provocados pela leptina ou pela má secreção ao baixa produção deste hormônio. É também secretor de enzimas e peptídeos bioativos com ação local e a distância.
Quando o animal possue um gasto energético menor que o seu valor energético total, o organismo começa a armazenar o que "sobra" de energia em forma de gordura no seu tecido adiposo, podendo levar esse indivíduo a um excesso de peso. Este excesso de peso pode causar complicações morfofuncionais e resultar em patologias que afetem diretamente órgãos essenciais para a vida do indivíduo, como coração, rins e pulmões por exemplo.
O tecido adiposo é encontrado no organismos em duas formas: tecido adiposo branco ou unilocular, e tecido adiposo pardo/marrom ou multilocular (pouco encontrado em humanos e altamente presente em ratos - por exemplo e animais que hibernam).
O tecido adiposo branco/unilocular possui células em formato esférico, com muita lípideo armazenado no seu interior. Há neste tecido uma grande vascularização e também, em torno de suas células, redes de fibras reticulares, sustentando a massa de gordura. Este tipo forma os panículos adiposos (absorção de impactos e isolante térmico).
Por sua vez, o tecido adiposo marrom/multilocular tem suas células menores que as do tecido adiposo branco e nelas há vacúolos(gotículas de gordura) espalhados pelo citoplasma,e é rico em mitocôndrias. Nos seres humanos tem maior importância nos recém-nascidos, com função de isolante térmico, sendo produzidos apenas no período fetal, e com produção inibida a partir do nascimento ou período pós-natal. Sua coloração castanhas é devido a vascularização e a abundante presença de mitocôndrias, que geram energia mais rápido que o tecido unilocular.

3 comentários:

  1. a obesidade é um ciclo vicioso e antes fosse apenas um problema físico. Há casos em que o acúmulo de gordura é causado por fatores externos, como stress, e psicológicos, que liberam hormônios auxiliadores desse acúmulo.

    ResponderExcluir
  2. o tecido adiposo unilocular é mais denso???

    ResponderExcluir
  3. Em termos... É que as células desse tecido têm uma única gotícula lipídica que ocupa todo o espaço celular formando um grande vacúolo. Já o tecido multilocular contém várias gotículas de gordura, e por isso apresenta vários vacúolos de gordura e muitas mitocôndrias, que são usinas de energia. =D

    ResponderExcluir

=)