domingo, 1 de novembro de 2009

Dietas hipocalóricas com redução de macronutrientes

Muito se ouve, hoje em dia, sobre algumas dietas hipocalóricas que fazem as pessoas emagrecerem com muita rapidez. Para tanto essas dietas são prejudiciais à saúde, pois, muitas delas, fazem com que um macronutriente necessário para os metabolismos do corpo esteja deficiente. Como exemplo, temos as dietas pobres em carboidrato: a dieta do Dr. Atkins, do princípio de Schwarzbein, do ponto Z e de South Beach.
- Dieta de Atkins: È uma dieta dividida em quatro partes: a primeira, chamada indução, é a principal. Reduz drasticamente a quantidade de carboidrato para 20g diárias que devem ser ingeridas de vegetais e saladas. Nessa fase a perda de peso é muito grande podendo estimular a pessoa a continuar com a dieta; dura 14 dias. Antes de ir para a segunda, chamada perda de peso contínua, seria necessário fazer exames laboratoriais para a análise do perfil lipídico, assim se fosse observado o aumento do colesterol total e do LDL, teria que haver a substituição da gordura saturada pela insaturada. Nessa fase a quantidade de carboidrato já aumenta para 30g diárias, o que ainda continua muito abaixo do normal. Na terceira fase, chamada pré-manutenção, o indivíduo pode reduzir ou manter o peso e a quantidade de carboidrato sobe para 45g diárias. Na última fase, a manutenção, a quantidade de carboidrato pode chegar à até 60g diárias dependendo do indivíduo. Nessa fase a parte importante é a manutenção do peso. Se ultrapassar 2,5 kg a dieta deve ser reiniciada. A quantidade de carboidrato é diminuída, pois, o carboidrato é considerado um vilão, por, favorecer a produção de insulina que inibe a lipólise favorecendo um aumento da quantidade de gordura (triacilglicerol) e a retenção de água.
-Dieta do princípio de Schwarzbein: é uma dieta com baixas quantidades de carboidratos e altas de proteínas. De acordo com a endocrinologista Schwarzbein, essa dosagem controla a insulina. Altos níveis de insulina fazem com que várias doenças ocorram além de pararem o metabolismo e acelerarem o processo de envelhecimento. Ela monta um cardápio com quantidades certas de consumo de cada macronutrientes (proteínas, lipídeos e carboidratos) assim equilibrando os sistemas hormonais do corpo.
-Dieta do ponto Z: de acordo com o fundador do ponto Z, o Dr. Sears, a ingestão de 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gordura é suficiente para se manter uma vida saudável e perder peso. Diz que com essa dieta se queima gordura além de ajudar a combater doenças cardíacas, diabetes entre outras coisas. Recomenda 5 refeições diárias. Geralmente a dieta fornece 800 a 1200 kcal diários.
-Dieta de South Beach: Agatston, cardiologista que desenvolveu essa dieta, culpa os carboidratos de estimularem a compulsão alimentar e controlando essa compulsão virá a perda de peso. Então na sua dieta há três fases. A primeira elimina a quantidade de carboidratos da dieta assim purificando o corpo. Dura duas semanas. Na segunda fase, já é permitido pequenas quantidades de carboidratos, observando o peso e como a pessoa se sente. Os carboidratos liberados nessa fase são os com baixo índice glicêmico (grãos integrais, iogurte integral e algumas frutas). Quando o peso desejado for alcançado, à terceira fase, manutenção de peso, pode entrar em ação. Nela são liberados alguns alimentos, mas se houver um aumento de peso deve-se reiniciar a dieta.

A perda de peso adquirida nessas dietas vem do fato de o corpo não está recebendo fontes suficientes de energia que são os carboidratos. Então, o metabolismo começa a degradar os ácidos graxos (gordura) presente no corpo obtendo-se energia e sendo eliminados pela urina. Além de decompor a gordura, decompõem-se também os músculos que leva à perda de água. Assim muito do peso perdido é água e tecido muscular. Os efeitos colaterais que podem ser causadas por essas dietas são: náuseas, dores de cabeça, mau hálito causado pelo acúmulo de cetonas no corpo, fadiga. Com o tempo pode-se causar descalcificação dos ossos e sobrecarga no fígado e rins pela alta ingestão de proteínas.
Falando um pouco mais sobre a bioquímica, os corpos cetônicos que causam o mau hálito são elevados nessas dietas, pois a degradação de triacilgliceróis (gordura) não é acompanhada pela degradação de carboidratos. Na ausência de carboidrato há uma queda na produção de piruvato que irá se converter a oxaloacetato. Assim o organismo lança mão da gliconeogênese (formação de glicose) que consome o oxaloacetado obtido de aminiácidos. Com isso a oxidação do acetil-CoA (resultado da oxidação da forma ativa dos ácidos graxos que é o acil-CoA) pelo ciclo de Krebs fica impedida. Acumula-se então esse composto que se condensa formando os corpos cetônicos.
A melhor maneira para se tratar da obesidade com saúde é seguir uma rotina alimentar e física. A reeducação alimentar e o exercício físico fazem parte dessa rotina, pois, são os principais fatores que devem ser considerados para combater essa doença.


Referências:
http://www.abeso.org.br/revista/revista7/dieta.htm
http://saude.hsw.uol.com.br/como-perder-peso-com-uma-dieta-de-baixos-carboidratos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

=)