segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pesquisa relaciona obesidade e envelhevimento mental



Estudos relacionados a obesidade e a área cognitiva trazem esperança de uma possível prevenção do envelhecimento mental. Um estudo feito por pesquisadores franceses , publicado na revista científica "Neurology", verificou que pessoas saudáveis, mas que estão acima do peso, têm mais dificuldade em recordar palavras. Isso demonstra que a obesidade pode ter efeito negativo na memória.

Estudos anteriores já haviam sugerido a relação existente entre obesidade e demência senil. Mas neste estudo mais recente os pesquisadores observaram uma forte relação entre o excesso de peso e algumas capacidades cognitivas num estágio mais precoce, numa população adulta de meia idade e em boas condições de saúde, por meio de testes que compararam o desempenho intelectual de pessoas com excesso de peso e peso normal.
Os pesquisadores fizeram uma coleta de dados ( como parte do estudo Visat – envelhecimento, saúde, trabalho)de 1996 a 2001, na qual analisaram o IMC, e o desemprenho em testes de memória, atenção e velocidade de tratamento das informações numa população de 2.223 homens e mulheres de 32 a 62 anos, com boa saúde.

Como já foi escrito no blog, o IMC (peso/altura²)é considerado “normal” quando oscila entre 18,5 e 24,9, e revela obesidade quando está acima de 30.
Durante os testes, num total de 16 palavras as pessoas com IMC igual a 20 lembravam em média de 9 palavras, enquanto aquelas cujo IMC era igual a 30 lembravam-se em média de 7 palavras. Logo, as performances das pessoas com índice de massa corporal elevado foram inferiores às dos indivíduos com IMC considerado normal. o excesso de peso ou a obesidade pareciam estar associados a uma leve diminuição da memória em 5 anos.

Segundo os pesquisadores a associação entre obesidade e habilidades intelectuais "poderia ser explicada pela ação de substâncias secretadas pelas células adiposas sobre o tecido neuronal ou pelas conseqüências vasculares da obesidade, já verificadas em algumas demências". Mas dizem que esses resultados precisam ser estudados a longo prazo.

Por fim, agir precocemente sobre os diferentes fatores desregulação do comportamento alimentar e do metabolismo poderá ser uma alternativa para se prevenir o envelhecimento mental.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia

2 comentários:

=)