sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O mundo com obesidade


No mundo, é claro que a obesidade vem crescendo rapidamente. Porém o que pesquisadores vêm notando, cada vez mais, é que esta doença está aumentando principalmente nos países em desenvolvimento. A explicação para este fato é de que quando o país se desenvolve ele acaba adquirindo benefícios antes não conhecidos. A vida vai ficando cada vez mias rápida e o tempo gasto para uma boa alimentação vai ficando cada vez mais escasso. Em decorrência disto, a obesidade vai surgindo discretamente e com o tempo atinge grande parte da população. Exemplos disto podem ser citados como no Brasil e na Colômbia em que a obesidade já está por volta de 14%.


Os Estados Unidos é o país que pode ser citado como uma cultura de má alimentação. Os fast foods são encontrados por toda parte, a alimentação não tem rigor nem disciplina e o tempo para cuidar da saúde é extremamente pequeno comparado com o tempo gasto no trabalho. Neste país, a obesidade já atingiu pelo menos 31% da população. Este índice é muito preocupante, pois os gastos com a saúde pública são cada vez maiores e as comorbidades que acompanham esta doença são freqüentemente diagnosticadas.


A OMS criou um termo para se referir a obesidade dos novos tempos. "Globesidade" é uma palavra que têm como significado a obesidade que se encontra por todo o mundo, a obesidade que se adquire com o desenvolvimento, a obesidade intrínseca à sociedade.

2 comentários:

  1. Andressa, venho observando por meio de pesquisas e outros meios de comunicação que a obesidade mundial só tende a crescer. Gostaria de saber quais sao os principais fatores que provocam essa doença e como podemos evitá-la .

    ResponderExcluir
  2. Leticia, os estudos mais recentes vêm mostrando a genética como grande aliada da obesidade. Pessoas têm predisposicao a desenvolver a doenca. Mas é claro que nao podemos eliminar fatores como o sedentarismo e a má alimentacao para explicar o desenvolvimento da obesidade. O equilibrio calórico diário e a execucao de exercícios físicos são formas muito adequadas de se previnir a obesidade.

    ResponderExcluir

=)